EU CANTO A DOR DOS MEUS ANCESTRAIS


Foto: Do meu cantar 
Momento marcante do meu aniversário, 07/2016
Cantando no samba do Grupo Comunidade Nó Na Madeira. 


EU CANTO A DOR DOS MEUS ANCESTRAIS


Meus sentimentos se exalam
pelos poros dos meus desejos
Os meus sonhos ressaltam
desato todas as correntes,
dos corpos cansados e doentes
que se banharam no rio sangrento.

São tantas perguntas sem respostas
que deixei no céu da minha infância
No meu coração ficaram expostas
E ao léu ficou... toda a esperança de criança

Vejo o meu povo triste
lágrimas do silêncio persistem
nesse lamento escravo
Eu caminho a curtos passos
canto e escrevo a dor que não vivi
Sinto que algo dói em mim

Não sei explicar direito
são fisgadas no peito
dores da ancestralidade
que comprimem a realidade
No meu insistente pensamento
transitam dores e lamentos
uma triste melodia das correntes
arrastando-se nas terras quentes
do país que eu nasci e cresci

Meu sentimento,
é a força do meu cantar
ponho tudo pra fora,
e me alimento desse cantar
Canto a dor dos meus antepassados
que ficou para marcar o legado de uma luta
que nem por reza brava, 
de maneira alguma, acaba...

Visto a medida dos grilhões
as chibatas de ontem
são os olhares violentos de hoje
que ainda matam,
e nem sabem o porquê...
Assim segue de geração para geração.
são marcas fincadas na alma
E que não foram arrancadas
dos duros corações que desdenham
e fomentam um ódio sem fim.
Qual a razão da escravidão?
Procuro a resposta nessa vida



Enfim...
Sou negra! 
Sigo de cabeça erguida
Seja por onde for
Relatando, cantando ou poetizando
os olhos tristes e humilhados
as feridas, dores e gritos
das senzalas pé no chão
Tenho o Samba como aliado


"A liberdade se faz
para quem não se aprisiona
Ando e entro em qualquer lugar
que o meu querer aciona
e a minha vontade me levar...
Porque sou filha desse chão
e não temo repressão"

Sandra Regina

















Comentários

  1. O pré-conceito é uma enfermidade que assola a humanidade. O julgamento está nas mentes e bocas, que não se colocam em lugar do outro pra tentar entendê-lo. Falta amor no mundo, a ganância e o egoísmo, as redes sociais e a auto-exposição, nos afastam cada vez mais da vida real. Lindo o seu texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas